(65) 3685-0102

(65) 99208-0778

Dicas

Como Economizar Gasolina sem Causar Problemas?

Como Economizar Gasolina sem Causar Problemas?

Como Economizar Gasolina sem Causar Problemas?


Em tempos de crise e elevação de taxas – impostos, juros e tarifas – os donos de veículos têm que se virar para economizar. Na hora de abastecer, há quem prefira álcool ao invés de gasolina. Os mais drásticos deixam o carro em casa e utilizam transporte público.

Mas crise não significa deixar de lado o comodismo de utilizar seu veículo. É possível economizar gasolina e evitar gastos fora do comum. Nos parágrafos a seguir reunimos algumas dicas para te ajudar nessa missão.

10 Dicas para economizar gasolina

1. Utilize a técnica da hiperquilometragem

Um dos métodos mais conhecidos para poupar gasolina sem causar problemas ao veículo, a hiperquilometragem consiste em reduzir o trabalho do motor. Isso tornará o carro mais econômico. Evite colocar peso no porta-mala, pise gentilmente nos pedais e controle a quilometragem.

2. Não encha o tanque

Faça isso apenas quando necessário. Não precisa completar o tanque toda vez que for ao posto de combustível. Isso não significa deixar o carro na reserva. Mantenha o combustível na medida ideal. Assim evitará deixar seu carro mais pesado.

3. Abasteça em dias frios

Dê prioridade para as manhãs dos dias frios. O líquido tende a expandir. Ao abastecer no frio você ganhará um pouco mais de combustível, pagando o mesmo valor de sempre. É uma opção prática e simples.

4. Saiba controlar sua direção

Lembra do que já foi mencionado na hiperquilometragem? Controlar o limite do seu carro é uma opção sensata não apenas para a segurança no trânsito. Ao fazê-lo você evitará maior consumo de combustível. Esteja atento ao peso do seu pé no acelerador.

5. Janelas fechadas economizam

Com menos resistência, o carro consome menos gasolina. Priorize dirigir com as janelas fechadas. Essa mesma lógica vale para transporte de bagagem dentro ou fora do veículo. Evite muito peso no carro.

6. Faça a manutenção

Nunca deixe de verificar o funcionamento do seu automóvel. Carros desregulados tendem a aumentar o consumo de gasolina em mais de 50%. Esteja atento ainda à lubrificação, pneus, motor e outros elementos capazes de afetar o rendimento.

7. Abasteça apenas em postos confiáveis


Todo mundo quer economizar, mas nem sempre o mais barato é o melhor. Há postos clandestinos que alteram a qualidade da gasolina, o que pode gerar danos ao carro. Abasteça sempre em locais conhecidos e verifique a idoneidade do posto.

8. Evite usar ar-condicionado

Esse item pode aumentar o consumo do carro em 20%. Procure estacionar em locais com sombra. Uma opção é fazer uso da ventilação ou deixar os vidros um pouco abertos. E se precisar utilizar o ar-condicionado, faça-o em baixa intensidade.

9. Desligue dispositivos

Evite deixar faróis e limpadores funcionando quando não há necessidade. Além de desgastar esses itens, você estará elevando o consumo do carro em 25%. Utilize esses dispositivos somente quando for necessário.

10. Desligue o carro

Deixar o carro em funcionamento quando parado no semáforo pode representar desperdício de gasolina. É melhor desligá-lo e ligá-lo novamente. Evite desperdiçar combustível desnecessariamente.


Fonte: salaodocarro.com.br

e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet